#BlogFSH

Título da postagem

5 truques do Excel para você fazer bonito nos processos seletivos

Postado em 24/01/2018 14:56:58

Você fez seu currículo, enviou para diversas empresas e foi chamado para uma entrevista. Nele, você disse que era mestre na arte de usar o excel, mas agora seus conhecimentos serão colocados à prova. E aí? Você fica preocupado ou fica tranquilo ao saber do teste que vai ser realizado durante o processo seletivo?

Milie Haji, gerente de R&S da Cia de Talentos, comenta que não é muito difícil encontrar algum candidato que ao longo do processo pede para um amigo responder as provas on-line para “se dar bem”. Mas quando o conhecimento é colocado à prova alguns candidatos passam apuros. Ela ressalta que "mentir é sempre a pior saída" e alerta: "Com testes de excel ou de inglês não é diferente... se mentir, uma hora será descoberto e pode ser tarde! O melhor a fazer é se preparar com antecedência".

A gerente de R&S explica que conhecimento técnico é um dos pré-requisitos para muitas oportunidades e é tão importante quanto habilidades comportamentais como comunicação, proatividade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, protagonismo, comprometimento e resiliência.

Ter um curso de excel é um diferencial para o candidato. Isto porque é um dos conhecimentos técnicos mais pedidos, tanto para programas de estágio como processos de trainees, segundo a gerente de R&S. Ela comenta que: "a grande maioria dos processos seletivos opta por acreditar no conhecimento que o candidato declarou no currículo, mas dependendo do processo ou da vaga esse conhecimento pode ser testado".

Além de saber manipular e armazenar dados usando o excel há outros "truques" do editor de planilhas que você precisa saber. Para ficar preparado, tirar nota máxima na prova de excel e com isso aumentar sua chance de conquistar a vaga, confira o que geralmente é mais pedido durantes os processos seletivos. Abaixo um vídeo do canal Excel para Estagiários explica sobre cada um dos temas:

1) Criar fórmulas e funções

2) Elaborar, ler e interpretar gráficos

3) Criar macros

4) PROCV

5) Criar tabelas dinâmicas

Fonte: Catraca Livre